PORTAL SAÚDE NO AR

Novo mosquito transmissor da malária é descoberto por cientistas

Um mosquito transmissor da malária na África, foi recentemente descoberto por cientistas.  De acordo com o jornal Proceedings of the National Academy of Sciences, o mosquito surgiu a partir de um cruzamento entre duas espécies e é resistente a mosquiteiros com o inseticida anti-malária. As informações são do jornal O Globo.

Segundo o estudo, o mosquito foi descoberto no Mali – Oeste da África. O inseto surgiu a partir de uma variação causada pelas redes com inseticidas anti-malária para proteger as pessoas da doença.

De acordo com o médico entomologista Gregory Lanzaro, da Universidade da Califórnia, ultimamente a resistência em alguns locais da África, chegou ao ponto de tornar o mosquiteiro incapaz de gerar um controle significativo. Ainda de acordo com o médico, a resistência ainda vai aumentar. Ele também enfatiza que trata de um supermosquito quando se observa sua capacidade de resistir aos inseticidas.

Nas últimas décadas, os mosquiteiros foram muito importantes na redução do número de mortes por malária na África. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice chegou a cair 47%. Entretanto, nos últimos anos, o crescimento da resistência em mosquitos, foram percebidos por cientistas.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.