Mortes por Covid no Brasil podiam ter sido evitadas com medidas básicas, dizem Médicos Sem Fronteiras

De acordo com profissionais do Médicos sem Fronteiras; era possível evitar grande parte das 400 mil mortes por Covid-19 no Brasil caso o país tivesse adotado medidas básicas de prevenção.

Segundo o médico Christos Christou, presidente internacional dos Médicos Sem Fronteiras (MSF);  entidade que está auxiliando no combate à Covid-19 em 90 países, entre eles o Brasil, o grande volume de óbitos poderia ter sido evigados..

Além disso, Christou após passar cinco dias no Brasil, acompanhando o trabalho dos MSF em unidades de saúde em Rondônia e conversando com médicos e pacientes; disse que “Muitas mortes e sofrimento podiam ter sido evitados no Brasil. Bastava fazer o básico, adotar as medidas que funcionaram em muitos lugares.”

Segundo ele, o Brasil é o único país onde a população ainda usa de forma maciça remédios sem comprovação científica como hidroxicloroquina e ivermectina. De acordo com o profissional médicos que receitam esses remédios fazem mais mal do que bem a essas pessoas.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o país regista 408.622 óbitos.  Nas últimas 24 horas, houve 983 novas mortes em função da covid-19. Desse modo, o total de pessoas infectadas chegou a 14.779.529.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também:  Ex-diretor da Anvisa alerta sobre variante Índiana “Se chegar, teremos uma onda braba”

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.