SAÚDE NO AR

Morre Sammy Basso, pessoa com envelhecimento prematuro mais longeva do mundo

Sammy Basso, um italiano que sofria de síndrome de Hutchinson-Gilford, também conhecida como progeria, a doença do envelhecimento prematuro, morreu aos 28 anos, neste no último sábado, 6/10.

Basso era a pessoa com a maior idade no mundo com essa doença, cuja expectativa de vida ao nascer é de cerca de 14 anos. Basso faleceu na noite de sábado, 5, após passar mal enquanto jantava com amigos em um restaurante.

“Sammy Basso foi um exemplo extraordinário de coragem, fé e espírito positivo. Enfrentou cada desafio com um sorriso, mostrando que a força da alma pode superar todos os obstáculos”, escreveu no X (antigo Twitter) a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. “Seu compromisso com a pesquisa sobre a progeria e sua capacidade de inspirar os outros continuarão sendo um exemplo a ser seguido para sempre”, acrescentou.

Nascido em 1º de dezembro de 1995, no norte da Itália, Basso fez estudos universitários em Pádua e, em 2021, Basso se especializou em biologia molecular com uma tese que buscava esclarecer a relação entre a inflamação e a progeria.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe