O Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, morreu aos 89 anos, em Londrina, no norte do Paraná,em 2011 ele se tornou Arcebispo Emérito de Salvador, na Bahia.
O Cardeal será sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina, onde estão sepultados o primeiro bispo e arcebispo, dom Geraldo Fernandes Bijos, e o terceiro arcebispo, dom Albano Botoleto Cavalin.
Dom Geraldo nasceu em 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1957 foi ordenado Padre.
Dom Geraldo permaneceu a frente da Arquidiocese de Londrina por oito anos e meio, até 1991, quando foi chamado a Roma para trabalhar no Vaticano, junto ao Papa João Paulo II.
Em 2022, Dom Geraldo completou 65 anos de ordenação sacerdotal. A data foi celebrada no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Londrina e teve participação de padres, cardeais e arcebispos de várias regiões, além de centenas de fieis.
Fez doutorado em teologia em Roma e em 1978 foi nomeado Bispo de Toledo, no oeste do Paraná, onde ficou por quatro anos, até 1982.
Foi também neste período que fundou, junto com Zilda Arns, a Pastoral da Criança. O programa começou na cidade de Florestópolis, no norte do estado, onde tinha uma das maiores taxas de mortalidade infantil na época.
Foto: Guto Honjo/Pascom Arquidiocese de Londrina
Jorge Roriz