Contudo, os resultados prévios não foram divulgados em nenhuma revista cientifica por necessitar de revisão. De acordo com os pesquisadores, a nova testagem aconteceu com as variantes encontradas no Reino Unido e África do Sul. Ambas, também encontradas no Brasil e fazem parte do aumento da transmissão do vírus no país.
Segundo o estudo não aconteceu impacto significado na neutralização da variante encontrada na África do Sul comparado as variantes anteriores. Por outro lado, a encontrada no Reino Unido, houve redução de seis vezes na concentração de anticorpos neutralizantes.
Terceira dose e nova candidata
Em nota divulgada pela farmacêutica no final de dezembro, revelava que o imunizante da empresa mostrou na fase 3 eficácias de 94,1%. Ou seja, a vacina conseguiu reduzir em 94,1% a quantidade de casos que ocorreriam se as pessoas não tivessem tomado a vacinada.
Com os novos resultados de pesquisa, a empresa que já garantiu aplicação em duas doses; iniciou os testes para aplicação de reforço com dose extra da vacina, para avaliar a capacidade de aumentar a neutralização contra as novas variantes.