Com o calendário de vacinação da cidade do Rio de Janeiro mais de um mês à frente da capital paulista; moradores da cidade vão ao rio para imunização.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, 3.400.526 indivíduos já se vacinaram na capital carioca. Desse número, 10,71% vieram de outras cidades. A maioria do próprio Estado, 8,22%, e os demais das outras unidades da federação.
Contudo, São Paulo só perde para Minas, foram 16,1 mil (0,47%) moradores do Estado vizinho que também resolveram se vacinar no Rio.
Não se trata exatamente de um turismo de vacina, como já está acontecendo nos Estados Unidos e em alguns outros países onde a imunização está mais avançada. Na maioria dos casos, são pessoas que circulam na cidade por motivos de trabalho ou familiares. Assim, segundo o secretário de saúde do estado, no Rio, basta apresentar o CPF para se vacinar.
Urgência
De acordo com o secretário de Saúde, o município está trabalhando no limite da falta de doses para dar mais agilidade ao processo. Além disso, segundo aeEspecialista em saúde pública e integrante do comitê de combate à covid-19 da UFRJ, Chrystina Barros não vê maiores problemas no intercâmbio. “Como o Rio já conseguiu avançar bem na cobertura dos idosos, dos mais vulneráveis, não vejo problema em vacinar pessoas que já circulam por aqui por motivos familiares ou econômicos”.