PORTAL SAÚDE NO AR

Monte Tabor completa 41 anos de serviços à Bahia

Uma missa em ação de graças, celebrada pelo Bispo Auxiliar de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, marcou os 41 anos de prestação de serviços na Bahia do Monte Tabor – Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária. A missa ocorreu ao meio-dia na capela externa da unidade de saúde reunindo médicos, colaboradores, pacientes e dirigentes da instituição.

A organização, que chegou ao Brasil em 1974, é fruto do sonho do sacerdote e professor D. Luigi Verzé de levar uma grande instituição de saúde para um país em desenvolvimento.

Alguns anos depois, em 15 de março de 1980, foram inaugurados a primeira sede e o laboratório de patologia clínica e toxicologia. A partir daí, a instituição cresceu, construindo em 1985 o ambulatório e igreja São Rafael, e, em 1990, o Hospital São Rafael.

Pesquisa e biotecnologia

No campo da pesquisa, o Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC) do Hospital São Rafael é um dos oito Centros de Terapia Celular credenciados pelo Ministério da Saúde para o manejo de células-tronco e foi inaugurado em 2009, ganhando destaque nacional em 2014 como o primeiro hospital do país a utilizar técnica inovadora no tratamento do câncer de mama, através da radioterapia intraoperatória.

Atualmente, o hospital mantém a tradição do serviço médico de excelência e presta assistência às comunidades mais carentes do estado, nas quais se encontra inserida. O Monte Tabor realiza ainda trabalhos sociais voltadas para moradores da comunidade periférica de Nova Esperança.

No interior, a instituição assumiu a missão de levar saúde às localidades carentes destes serviços. Em 1992, com o intuito de vencer a hanseníase que assolava o município de Barra, nasceu a Missão Barra, que foi estruturado como um programa regular a partir de maio de 1997 e, logo depois, se converteu em uma verdadeira bandeira da saúde junto ao povo do sertão.

“Ide, Ensinai e Curai”

Para a presidente do Monte Tabor, Laura Ziller, a associação civil sem fins lucrativos tem sua missão fundamental apoiada no mandamento evangélico “Ide, Ensinai e Curai”. “Ide é a ação missionária como solidariedade, que se reflete na preocupação social da instituição; ensinai é a procura da sabedoria, escolha de valores e potencialidades, luta contra a pobreza e a ignorância, para obter-se dignidade e cidadania”.

“O ‘ensinai’ –continuou- aqui se reflete no caráter de Hospital Escola, no investimento em pesquisa e divulgação científica e na preocupação com a formação do profissional; o curai é o homem integral, que luta contra a doença e a morte, curando em nome de Rafa – el, que significa Medicina de Deus, sempre unindo a técnica atualizada à humanização da assistência”, afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação São Rafael
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.