Molnupiravir: pílula contra Covid-19 pode passar a ser produzida no Brasil

O molnupiravir  remédio, desenvolvido pela farmacêutica MSD (conhecido por Merck, Sharp & Dohme nos EUA e Canadá), já mostrou resultados positivos contra um Covid-19 , segundo  Folha de S. Paulo, A Fiocruz está negociando a produção do molnupiravir no Brasil.
O molnupiravir funciona da seguinte forma: ao ser metabolizado no organismo, ele se converteu em uma molécula capaz de introduzir erros no código genético do Sars-CoV-2. Dessa forma, o vírus não consegue se evitar o desenvolvimento de sintomas graves da doença.

Os  pesquisadores da MSD acompanham 775 adultos voluntários que estavam no começo da infecção por Covid-19. Metade deles recebeu placebo; a outro tomou o remédio. Todos os participantes do estudo tinham algum tipo de comorbidade e poderiam evoluir para quadros severos da doença.

Dentro do grupo que tomou placebo, oito pessoas acabaram; não que tomou a pílula, não foram registrados óbitos. O molnupiravir também diminuiu as chances de hospitalização em 48%. Devido a esses resultados, a MSD entrou com pedido de uso emergencial do medicamento na FDA (Food And Drug Administration), a Anvisa americana.

o medicamento ainda precisa ser avaliado pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS). É nessa última etapa em que está decidido se a pílula pode ser distribuída na rede pública ou não.

Nesta semana, a Fiocruz iniciou um ensaio da Fase 3 aqui no Brasil. Os pesquisadores pretendem avaliar pessoas que foram expostas ao vírus recentemente, focando, por exemplo, naqueles que residem com pacientes infectados. A ideia é testar o uso do molnupiravir como profilaxia pós-exposição (PEP), ou seja, utilizar o logotipo do medicamento após uma situação de risco para tentar evitar a infecção. É possível se candidatar como voluntário para os testes neste link.

Fonte: Superinteressante

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.