Mobilização em combate à Aids acontece nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (1º), as unidades da rede municipal de saúde abrem as portas para realizar ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce contra o combate a Aids. A mobilização faz alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids.  A iniciativa é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com a SMS, a abertura oficial da mobilização acontece no Serviço Municipal de Assistência Especializada, localizado na Rua Lima e Silva, 217, Liberdade, a partir das 9h. Durante a ação a população baiana, será contemplada com testes rápidos para detecção do vírus HIV, além de palestras, atividades educativas e apresentações musicais com o Grupo Afro Muzenza e Vera Pureza.

Dados do Ministério da Saúde indicam aproximadamente 718 mil pessoas vivam com HIV no país, sendo que 150 mil desconhecem sua situação. Segundo a SMS, Salvador é a 12ª cidade com maior incidência de Aids entre as capitais brasileiras. Somente este ano, foram notificados 607 novos casos da doença na capital baiana.

Para a mobilização este ano, a SMS disponibiliza 96 unidades básicas de saúde, para realização de testes de HIV/Aids, sífilis e hepatites, com resultados divulgados em 30 minutos. Nesses postos, o paciente recebe orientações sobre a prevenção, às consequências e do exame em geral, em caso positivo, é encaminhado para o serviço especializado – CTA Marymar Novais, no Dendezeiros, e Serviço Municipal de Assistência Especializada, na Liberdade – onde receberá os cuidados necessários e os medicamentos antirretrovirais.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.