Em outubro de 2023, a Bahia será palco para o encontro dos ministros e ministras da Cultura do G20. O anúncio ocorreu neste domingo (27), durante reunião ministerial da Cultura dos países integrantes do G20, em Varanasi, na Índia.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumira a presidência do G20, em dezembro deste ano. “Essa importante agenda é resultado da volta do Brasil ao cenário internacional e também da nossa parceria com o Governo Federal. O alinhamento das políticas culturais fortalecem nossas ações e garantem avanços para a cultura baiana”, destacou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
O encontro entre os ministros e ministras da Cultura acontecerá em Salvador e entre as diversas atividades que compõem o encontro terá a reunião de diversas autoridades da Cultura do mundo, o que proporcionará à Bahia um lugar de destaque para construção de diálogos e o protagonismo do estado no cenário nacional e internacional.
Durante o encontro, o Grupo de Trabalho da Cultura dos países integrantes do G20 definiu os quatro pontos que guiarão os debates do encontro em 2024. A diversidade cultural e inclusão social; direitos autorais e tecnologias digitais, impactos da cultura no desenvolvimento; e preservação do patrimônio cultural (material e imaterial).
Além de Salvador, o Grupo de Trabalho se reunirá em Brasília (março) e em Porto Alegre (maio), além de reunião virtual em janeiro.