O ministro da Saúde, Arthur Chioro, que estará em Salvador nesta quarta-feira (13.05) para participar da inauguração da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Nossa Senhora de Fátima (Unacon) das Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID), vai participar do programa Saúde no Ar, da Rádio Excelsior, apresentado diariamente das 8 às 9 horas por Patrícia Tosta.
Na inauguração, além do ministro estarão do ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner; do governador do Estado, Rui Costa; do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas; e do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O evento reunirá também profissionais, pacientes, voluntários, moradores, religiosos e estudantes das Obras Sociais Irmã Dulce.
Aguardado com expectativa, o novo centro de saúde, vai oferecer gratuitamente à população, tratamento completo contra o câncer, incluindo procedimentos de radioterapia e quimioterapia, consultas ambulatoriais e cirurgias no campo oncológico.
A estrutura do centro oncológico é de 1.700 metros quadrados de área construída, 10 consultórios, 18 leitos e modernos aparelhos, a Unidade de Oncologia da OSID chega com a expectativa de atender, em sua capacidade plena, em torno de 4 mil pacientes por mês. O novo complexo, além de oferecer o tratamento de radioterapia, irá aumentar também o número de atendimentos do serviço de quimioterapia já disponibilizado na instituição, contribuindo significativamente para a redução das filas de espera por esses procedimentos na Bahia.
“Com a chegada da Unacon, as Obras passam a disponibilizar tratamento completo contra o câncer, incluindo também consultas, biópsias, exame anatomopatológico e cirurgias oncológicas”, destaca a gestora de Saúde da entidade, Lucrécia Savernini. “Não temos dúvida de que esse é o presente que Irmã Dulce gostaria de receber em meio às comemorações de seu centenário de nascimento: a inauguração de um novo e importante serviço, à disposição das pessoas mais carentes”, afirma a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes. A nova unidade de saúde foi erguida e equipada com recursos dos governos federal e estadual, além de doações.
Redação com assessorias