Ministro diz que governo vai assinar acordo para produção de insumos no Brasil

Durante entrevista o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; informou que o governo federal pretende assinar na próxima semana um contrato de Encomenda Tecnológica com a farmacêutica inglesa AstraZeneca. Dessa forma, o acordo vai possibilitar que o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), material necessário para produção da vacina contra a covid-19; tenha fabricação pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nacionalmente.

De acordo com o ministro, a assinatura do contrato está prevista para o dia 1° de junho em solenidade.

“Com as articulações realizadas pelo Ministério da Saúde será possível, com o empenho de todos; vacinar a população brasileira acima de 18 anos até o final de 2021. Essa é a nossa esperança, esse é o nosso compromisso”.

Além disso, o ministro ressaltou que o país tem contratadas, até 2022, cerca de 600 milhões de doses de vacinas. Até o momento, foram distribuídas pouco mais de 90 milhões de doses aos estados e municípios, das quais 30 milhões, em maio.

Queiroga questionado a respeito da quantidade de vacinas para o mês de junho. De acordo com o Ministério da Saúde, está previsto a entrega de 41,9 milhões de doses, 12 milhões a menos do que a previsão inicial.

Serão 20,9 milhões de doses da AstraZeneca, 12 milhões da Pfizer, 4 milhões do imunizante da AstraZeneca obtidos via consórcio Covax Facility e 5 milhões de doses da CoronaVac.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Conforme OMS: nova variante indiana detectada em ao menos 53 países e territórios
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.