O Ministério da Saúde lança campanha de promoção da atenção primária à saúde. A iniciativa tem como foco a valorização das unidades básicas de saúde (UBS).
Para toda a população, a atenção primária é a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS). O núcleo, cuida da estratégia de saúde da família, com o intuito de disponibilizar serviços e orientar cidadãos a respeito da promoção da saúde.
De acordo com o secretário de Atenção Primária à Saúde do ministério, Raphael Câmara; “A atenção primária está em todos os municípios. Nem todo município tem hospital ou tem especialista, mas toda cidade tem seu posto de saúde, agentes comunitários e profissionais de saúde cuidando da saúde da população”, disse.
Além disso, segundo o secretário estadual de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiro; “A ideia ´hospitalocêntrica´ de só valorizar quem está nos hospitais tem que de ser ponderada, para valorizarmos também quem está nas unidades básicas. Isso é fundamental para que tenhamos brasileiros com doença temos que fazer a prevenção”, defendeu Medeiros.