A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou nesta sexta-feira (10) que vai antecipar a campanha de vacinação contra influenza para a Região Norte do país na próxima semana.
Contudo, ainda não há informações do número de doses que serão enviadas. Tradicionalmente, a vacinação começa em todo o Brasil durante o mês de abril, mas a ministra atendeu a uma reivindicação dos governos estaduais, pois a região tem demandas diferentes em relação ao restante do país.
No mês de março, há um número maior de infectados e mais atendimentos no sistema público de saúde desses estados. De acordo com a ministra, é fundamental aumentar a cobertura vacinal geral de crianças e chegar a 90% de vacinados contra Covid-19. Dados do ministério mostram que cerca de 68 milhões de pessoas não completaram o esquema vacinal para se proteger do coronavírus.
A líder da pasta, avalia uma intensificação na campanha de vacinação e uso de escolas para imunizar as crianças. Além disso, reclamou que tem recebido muitos vídeos com fake news sobre a vacinação infantil e pediu um esforço para difusão de informações pró-vacinação.
Nísia Trindade também confirmou que não há previsão para aumento de público alvo para vacinação contra mpox, antes chamada de varíola dos macacos. A imunização começará na próxima segunda-feira (13) e atenderá cerca de 16 mil pessoas portadoras do vírus HIV e baixa imunidade, profissionais de saúde que lidem com o vírus e pacientes expostos à secreções de casos suspeitos ou confirmados de mpox.