Portal Saúde no Ar

 

Ministério da Saúde realiza mutirão de Saúde no Xingu (MT)

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, reforça os cuidados do Governo Federal com a saúde indígena, que foram redobrados durante a pandemia da Covid-19.
Durante o mês de julho, um grande mutirão com atendimentos médicos, odontológicos e exames será realizado para mais de 2,3 mil indígenas que fazem parte do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu, no Mato Grosso.

o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou a abertura dos trabalhos ontem (12/07), direto do Polo Base Leonardo. No local, foi montada uma estrutura com 22 consultórios provisórios para atender a população indígena.

“Nós temos mais de 70% da população indígena vacinada com as duas doses da vacina e mais de 80% vacinada com uma dose. E os resultados nós já conseguimos perceber. A Sesai tem uma ação em todo Brasil. No Amazonas, em Roraima, no Acre, no Nordeste. Enfim, é uma grande conquista para os povos indígenas e, na nossa gestão à frente do ministério, essa ação por determinação do nosso presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deve ser intensificada”, afirmou.

A ação conta com a parceria da Associação Doutores da Amazônia, organização sem fins lucrativos que deslocou mais de 30 profissionais para ampliar os atendimentos no local. Eles atuarão em conjunto com os mais de 200 profissionais de saúde que já atuam no DSEI.

A ação faz parte do programa “SESAI Mais Saúde Indígena”, que tem o objetivo de reforçar a assistência de saúde nos DSEIs a partir de equipes próprias ou parcerias que ajudem a reforçar o atendimento de saúde básica e especializada diretamente às aldeias atendidas pela SESAI.

Esta é a maior ação organizada pela Associação Doutores da Amazônia desde sua fundação, em 2014. Mais de 1,5 toneladas de equipamentos, suprimentos odontológicos e medicamentos foram doadas para o mutirão de saúde no Xingu. O Exército Brasileiro irá auxiliar no transporte dos indígenas e na segurança. Já o Governo do Mato Grosso prestou apoio com a doação de alimentos para os profissionais de saúde, além de suprimentos e máscaras para a população indígena.

 

JR

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.