Portal Saúde no Ar

 

Ministério da Saúde promove vacinação dos povos indígenas

 

Uma força-tarefa envolvendo 2.867 profissionais iniciada neste sábado (25), em todas as regiões do país, tem a missão de imunizar cerca de 120 mil indígenas aldeados de todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A ação, organizada anualmente pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), além de ofertar novas vacinas incluídas no Programa Nacional de Imunização, também serve para a atualização da carteira de vacinação da população aldeada. Para isso serão disponibilizadas mais de 183 mil doses de vacina até o dia 25 de maio, fim da campanha.

Para realizar a mobilização em lugares tão distantes dos grandes centros e muitas vezes isolados, o Ministério da Saúde está investindo mais de R$ 3 milhões. O recurso será empregado na logística, transporte e aquisição de insumos. Mais da metade dos profissionais envolvidos na ação, cerca de 1.500 trabalhadores, são agentes indígenas de saúde e de saneamento. Também compõem a equipe médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, que integram as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI).

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.