O Ministério da Saúde participa da Primeira Cúpula Global de Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde (OMS). O encontro tem o objetivo de definir uma nova estratégia mundial, uma vez que a atual finaliza em 2023, além de incentivar a ampliação das práticas e divulgar os saberes ancestrais.
O encontro acontece junto ao Governo da Índia e acontece nos dias 17 em 18 de agosto de 2023, na cidade de Gandhinagar, na Índia.
O Brasil contará a representação do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), os afrodescendentes e os atores das práticas integrativas da Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS). O encontro ocorre paralelamente à Reunião Ministerial de Saúde do G20, que também ocorrerá na Índia, na mesma data.
O evento é voltado para trabalhadores da Medicina Tradicional, usuários e comunidades, formuladores de políticas nacionais. Bem como, organizações internacionais, acadêmicos, setor privado e organizações da sociedade civil, para compartilhar as melhores práticas e evidências, dados e inovações sobre a contribuição da Medicina Tradicional para a saúde e o desenvolvimento sustentável.
Medicina Tradicional
Durante séculos, a Medicina Tradicional era o recurso oficial para a saúde de famílias e comunidades. Com o avanço da medicina ocidental e as descobertas científicas. Contudo, cerca de 40% dos produtos farmacêuticos de hoje em dia, têm base em produtos naturais. E, vários medicamentos de referência, derivam da Medicina Tradicional, incluindo a aspirina e alguns tratamentos de câncer infantil, de acordo com a OMS.