Ministério da Saúde libera R$ 18 milhões para as Obras Sociais Irmã Dulce

Em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília (DF),nesta terça- feira, 15, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, autorizou o repasse de R$ 18 milhões ao Hospital Santo Antônio (HSA) – Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

“Hoje é um dia de reverenciarmos o trabalho, em saúde, dessa importante obra filantrópica. O Hospital Santo Antônio está impregnado do carinho, da atenção e do cuidado que a Santa Dulce dos Pobres colocou em sua missão e como principal característica do hospital. Essa unidade iniciou em 1949 e, gradativamente, com apoio da população baiana, foi crescendo e agora é uma das maiores obras de saúde das regiões Nordeste e Norte. São cerca de mil leitos, 100% SUS, mais de 2 mil cirurgias e atende quase 70% dos casos de crianças com microcefalia”, destacou o ministro Mandetta. Ele ressaltou ainda que quando apresentou todos esses pontos para o presidente, “ele fez questão de colocarmos publicamente o apoio e o agradecimento à obra”, disse.

O novo recurso federal será destinado ao custeio de estudos e pesquisas em saúde, à manutenção e reforma do hospital e à capacitação de recursos humanos.  Atualmente, o complexo hospitalar realiza mais de 2 milhões de atendimentos por ano, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se tornando referência na assistência à população, inclusive de outros estados. O Hospital Santo Antônio (HSA) atende e é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por doações. Os recursos federais são repassados pelo Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde da Bahia.

Ao todo, são 954 leitos, que registram uma média de 17 mil internações e 12 mil cirurgias anuais. Além de um Centro de Tratamento Intensivo, o HSA oferece atendimento em 17 especialidades, divididas entre as enfermarias de Clínica Médica, Clínica Médica de Longa Permanência (crônicos) e Clínica Cirúrgica. Atualmente, o hospital já desponta como uma das maiores unidades de saúde do Norte e Nordeste do país e uma das mais bem equipadas da Bahia.

 

Por Silvia Pacheco, da Agência Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.