Portal Saúde no Ar

 
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministério da Saúde lança campanha contra malária

Foi lançada nesta terça- feira (25/04) pelo Ministério da Saúde, uma Campanha de prevenção e combate a malária.

O tema da Campanha é  O combate à malária acontece com a participação de todos: cidadãos, comunidade e governo.  o  foco  é a Região Amazônica, que concentra 99% dos casos de malária  no país.

A doença, cuja incidência ocorre nas populações de maior vulnerabilidade social, representa um grande problema de saúde pública no país.

No Brasil, 30 municípios concentraram 80% dos casos da doença. Considerando apenas malária por P. falciparum, 16 municípios concentram 80% dos casos. Na região extra-amazônica, composta pelas demais unidades federativas, as ações se concentram em evitar a transmissão autóctone (local).

A secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS, Ethel Maciel, disse que, além da campanha, a pasta deve lançar nos próximos dias, um plano estratégico de combate à malária específico para a Amazônia Legal. Entre as ações que devem ser realizada estão a capacitação de lideranças para a eliminação da doença.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe