Categories: Oportunidades

Ministério da Saúde financia 1.048 novas bolsas de residência médica em 2015

Este ano, os interessados pelo curso de medicina terão mais oportunidades para se especializar.  Trata-se do financiamento de 1.048 novas bolsas de residência em 47 especialidades prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), que será disponibilizado pelo Ministério de Saúde.

Serão abertas 6.545 vagas em todo o país, e a portaria com o resultado das instituições autorizadas será publicado no Diário Oficial da União. Além dessas bolsas, o Ministério da Saúde também lançará um edital para instituições que não foram contempladas em seleções anteriores solicitarem financiamento de bolsas de residência em medicina geral de família e comunidade. As medidas fazem parte do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência), que estimula a expansão de vagas em programas de residência médica.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, está sendo consolidada a ideia de que o SUS tem o compromisso de também cuidar da formação do profissional de saúde, especialmente em medicina da família, permitindo que os médicos que atuem em equipes de saúde da família tenham a formação adequada. Além disso, o financiamento das bolsas pelo Ministério da Saúde permite que os municípios, que já oferecem residências com recursos próprios, possam investir esse recurso em outras atividades.

As 1.048 novas vagas serão ofertadas por 337 programas de residência de 137 entidades, entre hospitais filantrópicos, órgãos públicos e instituições de ensino superior. As especialidades com maior número de bolsas aprovadas foram medicina geral de família e comunidade (257), clínica médica (125), cirurgia geral (85), pediatria (70), e ginecologia e obstetrícia (63) – áreas priorizadas pelo Ministério da Saúde.

As vagas estão distribuídas em 22 estados e abrangem as cinco regiões do país. O Sudeste conta com a maior quantidade de bolsas – 490 -, seguido pelo Sul (219) e pelo Nordeste (213). No Norte, são 72 bolsas aprovadas, e no Centro-Oeste, 54. O valor de cada bolsa é de R$ 2.976,26 por mês. A expansão representa um investimento de R$ 37,7 milhões, por parte do Ministério da Saúde, para a manutenção dessas bolsas.

Novo Edital

Programas de residência médica não contemplados nos editais anteriores do Pró-Residência terão oportunidade de solicitar financiamento de bolsas na especialidade de medicina geral de família e comunidade. A seleção é voltada para vagas já autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Pelo novo edital, o Ministério da Saúde poderá financiar até 300 bolsas que já existem e são custeadas com recursos da própria instituição. As instituições interessadas que cumprirem os requisitos podem se inscrever por meio do sistema SigResidências, por meio do endereço http://sigresidencias.saude.gov.br, no período entre 11 e 20 de fevereiro. Os resultados serão divulgados no final deste mês.

Fonte: Portal Brasil

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

12 minutos ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

3 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

10 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

12 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

12 horas ago