Ministério da Saúde emite comunicado sobre a tríplice viral

O Ministério da Saúde emitiu um comunicado para que as secretarias estaduais e municipais de saúde evitem vacinar crianças alérgicas a leite de vaca com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). A medida foi tomada em caráter preventivo, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças com alergia a leite de vaca.

A pasta do Ministério ressaltou que o produtor da vacina, o Serum Institutte Of india Ltd, é pré-qualificado pela OMS e fornece vacina para diversos países do mundo. E sobre a medida de segurança, o MS testa cada lote de vacinas antes de distribuí-las para as unidades de saúde.

Ao analisar a composição da vacina do produtor Serum, verificou-se a presença de lactoalbumina hidrolisada, produto que pode fazer parte de algumas vacinas. Embora não exista na bula nenhuma contraindicação do seu uso em pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca, como medida de precaução, o Ministério da Saúde enviou o informe técnico.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.