Em nota exclusiva ao Portal Saúde no Ar, o Ministério da Saúde fala sobre sua atuação em relação à Síndrome Guillain-Barré que já causou uma morte na Bahia. Na íntegra, a nota diz:
” O Ministério da Saúde esclarece que a Síndrome Guillain-Barré (SGB) pode surgir após infecções por vários tipos de vírus ou bactérias. Trata-se de uma manifestação autoimune rara que tem como principais características a fraqueza muscular e paralisia dos músculos. Em 2014, foram registrados 65.884 procedimentos ambulatoriais a hospitalares no SUS em decorrência de Guillain-Barré.
O Ministério da Saúde acompanha, junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia(Sesab), a investigação dos fatores associados à ocorrência da síndrome, e espera o seu resultado final.
Além disso, foram enviadas ao estado 300 unidades do medicamento imunoglobulina, utilizado para o tratamento da SGB. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 35 procedimentos para tratamento de Guillain-Barré, entre procedimentos diagnósticos, clínicos, cirúrgicos, de reabilitação e medicamentos. Não há até o momento estudos que indiquem a relação entre a doença e casos de enfermidades.
De acordo com o Boletim Número 1, a situação epidemiológica da ‘Dengue, Chikungunya e Zika da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) até a semana passada, dia 26, foram notificados 58 casos de complicações neurológicas no estado. Destes, 29 foram confirmados como Síndrome Guillain-Barré.”