Ministério da Saúde completa 68 anos de história

O Ministério da Saúde celebrou neste domingo (25), 68 anos de história. Embora o início da saúde pública brasileira tenha ocorrido em 1808, com a elaboração das primeiras diretrizes; a pasta foi instituída oficialmente no dia 25 de julho de 1953, com a promulgação da Lei nº 1.920. Dessa forma, a lei responsável por desdobrar o então Ministério da Educação e Saúde; criado em 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, em dois ministérios com ações e focos específicos.

De acordo com o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga,  a história da Pasta é feita de pessoas. “Hoje é um dia muito especial para todos nós. É um dia de celebração e alegria. Eu sei que nós trabalhamos fortemente para ajudar o povo brasileiro para cumprir a constituição e melhorar ainda mais o Sistema Único de Saúde, o nosso SUS. Isso mostra a nossa força. O servidor do Ministério da Saúde é parte disso”, afirma o ministro.

Além, disso, o ministro ressaltou que foram necessárias muitas reformas administrativas e estruturais para qualificar os serviços de saúde pública; bem como vários investimentos e ações voltados para reforçar a atenção primária, a atenção especializada, a saúde indígena, o treinamento, capacitação e qualificação dos profissionais de saúde, o avanço e incentivo para pesquisas cientificas e tecnológicas e, principalmente, o Programa Nacional de Imunizações, que erradicou diversas doenças como sarampo, varíola e poliomielite, por exemplo, e que segue firme no combate à Covid-19.

Desafios da Covid-19

Durante a celebração da data, o ministro ressaltou os desafios enfrentados pela pasta durante pandemia que chegou ao Brasil em 26 de fevereiro de 2020. “Se até hoje o ministério já entregou mais de 164 milhões de doses da vacina Covid-19, é resultado do trabalho de todos. O Ministério só consegue cumprir a sua missão no front de combate à pandemia, se todos os estivermos de braço dados e em sintonia. Nossa responsabilidade é diária, assim como nosso empenho “, disse o ministro.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.