Ministério da Saúde assina acordo para construção de UBS indígena em Alagoas

O Ministério da Saúde e Ministério dos Transportes assinaram, nessa última quarta-feira (2), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para viabilizar a implantação de Unidade Básica de Saúde (UBS) indígena e a aquisição de veículos também destinados ao cuidado da saúde dos povos tradicionais de Alagoas.

De acordo com o MS, as comunidades Wassu-Cocal, Karapotó Terra Nova, Karapotó Plak-ô e Kariri-Xocó, estão entre as comunidades beneficiadas.

“O Ministério da Saúde, sob a liderança da ministra Nísia Trindade, tem trabalhado numa perspectiva colocada muito fortemente pelo presidente Lula, desde o início, baseado na necessidade de integrar as políticas de saúde ao conjunto das políticas públicas do país, políticas de cidadania, de inclusão social”, destacou o ministro da Saúde substituto, Swedenberger Barbosa, durante o ato de assinatura do acordo.

O investimento na saúde indígena do estado contará com transferência de recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).

Além disso, o acordo vai garantir a duplicação de pistas em trechos que passam por terras indígenas na BR-101, no estado alagoano. Assim, participaram da solenidade de assinatura do acordo, entre outras autoridades, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba, e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe