Categories: Notícias

Ministério da Saúde anuncia atualização da vacina contra poliomielite a partir de 2024

O Ministério da Saúde anunciou na última  sexta-feira, 7, que irá substituir gradualmente a vacina contra poliomielite de via Oral (VOP) pela versão inativada (VIP), injetável nos postos de saúde de todo o Brasil. Segundo a pasta, a VIP, aplicada via injeção e já utilizada nas três primeiras doses do esquema de imunização, estará disponível também para a dose de reforço aplicada aos 15 meses, a partir de 2024.
Em outras palavras, a partir de 2024, a vacina em gotas (VOP) contra a poliomielite, não será mais aplicada.
O Reforço será feito com vacina injetável, após período de transição, e representa avanço tecnológico. Para recuperar altas coberturas, será adotada estratégia regional, com repasse inédito de R$ 151 milhões.
É importante reforçar que essa atualização não representa o fim imediato do imunizante na versão popularmente conhecida como “gotinha” e sim um avanço tecnológico para maior eficácia do esquema vacinal que será feito após um período de transição.
O Ministério da Saúde vai substituir gradualmente a Vacina Oral Poliomielite (VOP) pela versão inativada (VIP) do imunizante a partir de 2024. A recomendação foi debatida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) que considerou as novas evidências científicas para proteção contra a doença.

Em relação aos imunizantes contra a pólio, a indicação da CTAI foi para que o Brasil passe a adotar exclusivamente a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) no reforço aos 15 meses de idade, que atualmente é feito com a forma oral do imunizante. A VIP (forma injetável) já é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Portanto, após um período de transição que começa no primeiro semestre de 2024, as crianças brasileiras que completarem as três primeiras doses da vacina, irão tomar apenas um reforço com a VIP (injetável) aos 15 meses.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

13 horas ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

15 horas ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

16 horas ago

Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do…

19 horas ago

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

O Julho das Mulheres Negras será aberto em Salvador com o 17º Festival Latinidades, que…

19 horas ago

Vacinação contra o HPV é ampliada para quem usa PrEP

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos,…

19 horas ago