Ministério da Saúde amplia oferta de cuidados paliativos no SUS

Ministério da Saúde vai investir R$ 887 milhões para ampliar a oferta de cuidados paliativos no SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com anúncio feito pela ministra Nísia Trindade na 5ª feira (23.mai.2024) em Brasília, os recursos permitirão a formação e atuação de 1.321 equipes multidisciplinares em todo o território nacional.

Estratégias para a ampliação da oferta de cuidados paliativos na rede pública de Saúde estão baseadas em política específica aprovada em dezembro de 2023 pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), formada pelo Ministério da Saúde, secretarias estaduais de Saúde e secretarias municipais de Saúde.

Cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que visa à melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”, diz o texto da organização.

Quanto mais precocemente uma equipe de cuidado entrar na assistência ao paciente, maior a possibilidade não só de aumentar a qualidade de vida do doente, como também de impacto na sobrevida”,

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe