Portal Saúde no Ar

 

Minas Gerais tem alto índice de subnotificações de covid 19

Número de vítimas do coronavírus em MG pode ser 800% maior que o divulgado
Aumento de mortes (838%) e doentes (691%) pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) evidencia subnotificação de casos da COVID-19 em MG.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o número de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), até a 20ª semana epidemiológica de 2018, foi de 158. Em 2019, no mesmo período, foi de 185. Em 2020, foram 1.435 registros até a mesma semana, ou seja, até o dia 16 de maio. Síndrome Respiratória Aguda Grave é um sintoma comum a diversas doenças, como asma, bronquite, pneumonia e até mesmo a Covid-19.

Minas Gerais registrou, em 2020, 1.250 mortes por Síndrome Respiratória a mais que em 2019

O alto número de casos de óbitos que tiveram causa respiratória é indício de subnotificação de casos de Covid-19, associado ao baixo índice de testes, apontam especialistas. Levantamento exclusivo do G1 mostrou que Minas Gerais é o segundo estado que menos testa para a Covid-19 no país.

 

 

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.