Mil doses de BCG serão aplicadas em recém-nascidos de Feira de Santana

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana recebeu mil doses de BCG, na ultima sexta-feira (13), que deve ser aplicada em recém-nascidos para protege-los contra a tuberculose. Mesmo assim, a quantidade enviada pelo NRS (Núcleo Regional de Saúde, antiga 2ª Dires), ainda não é suficiente para atender a alta demanada.

Para que a vacina seja totalmente aproveitada, a Viep determinou a regionalização da sua aplicação. Cada frasco tem dez doses, que devem ser aplicadas no prazo de seis horas, a partir da primeira.

O imunizante está à disposição nas UBSs do Cassa (às segundas e quartas-feiras), no Caseb (às quartas e sextas-feiras), Rua Nova (às terças e quintas-feiras), Serraria Brasil (terças e quintas-feiras) e na Mangabeira (segundas e sextas-feiras).

Conforme comunicado da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou a suspensão da fabricação nacional de vacina BCG, que previne contra a turberculose. Por conta disso, baixos lotes de vacinas chegaram a cidade. 

A vacina era produzida pelo Instituto Ataulpho Paiva, no Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde está atualmente tentando comprar o produto no mercado internacional.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.