Microcefalia: Ministério da Saúde aconselha que mulheres não engravidem

O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, recomendou que as mulheres do estado pernambucano delonguem os planos de gravidez até que as causas do aumento de casos da microcefalia sejam esclarecidas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A orientação se deu por conta da atual situação de emergência sanitária nacional devido ao surto de bebês com microcefalia no estado.   “Não engravidem agora. Esse é o conselho mais sóbrio que pode ser dado”, enfatiza o diretor.

Até o momento, foram registrados 141 casos de má-formação no estado de Pernambuco, considerada, a maior parte desde agosto, segundo a publicação.

Entre 2010 e 2014, o indicador é 15 vezes superior à média registrada – equivalente a nove casos por ano. Especula-se que que o aumento da doença, se dá, devido ao alto número de casos de zika vírus.

Foto: Agência Brasil

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.