PORTAL SAÚDE NO AR

Método para detectar célula de câncer metastático é descoberto por cientistas

A revista científica britânica “Nature Communications”, informou nesta terça-feira (9), a descoberta de um método para a detecção precoce de células de câncer metastático em animais. As informações são da Agence Freance Presse – AFP.

Para a pesquisa, um grupo de pesquisadores norte-americanos dirigido por Lonnie D. Shea criou um implante feito de biomaterial capaz de capturar células metastáticas em animais de laboratório às quais os pesquisadores haviam inoculado um câncer de mama metastático.

Em entrevista a AFP, Shea enfatizou que o procedimento foi combinado a um sistema de análise de imagens que nos permite detectar a presença de células cancerígenas no implante, o que nos permite detectar de maneira precoce as metástases. Ele ainda salienta, que este procedimento visa oportunizar o tratamento das metástases enquanto o paciente ainda está em boa saúde e com poucas células cancerígenas.

A metástase é um conjunto de células cancerosas que são derivadas a partir de um órgão afetado por um tumor primário e que migram pata outro membro. Dentre os órgãos mais afetados por metástases, estão o fígado, os pulmões, o cérebro e os ossos.

Após descoberta, a expectativa agora, é poder realizar os testes clínicos na Universidade de Michigan, uma vez que os procedimentos de fabricação dos biomateriais necessários já foram identificados e o financiamento é garantido.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.