Metade das crianças brasileiras podem ficar obesas até 2035

A edição de 2024 do Atlas Mundial da Obesidade, diz que a obesidade pode atingir 50% das crianças e adolescentes brasileiros em 2035.

O levantamento, realizado pela Federação Mundial de Obesidade (WOF, na sigla em inglês) e que está na sexta edição, utilizou dados de 186 países e estima que 3,3 bilhões de adultos podem ser afetados … Doenças ligadas a obesidade: diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e câncer.

O cálculo para determinar a obesidade tem como base o peso e a altura, utilizados para se chegar ao índice de massa corporal (IMC). Em adultos, considera-se que o paciente se enquadra no e enquadra no diagnóstico de obesidade quando o IMC é maior ou igual a 30kg/m².

“Nós temos observado há décadas um avanço crescente da obesidade. Esse olhar ficou muito focado nos adultos, mas o Atlas da Obesidade deste ano reafirma a preocupação que devemos ter com o excesso de peso entre as crianças”, diz Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). “Isso demonstra que, no futuro enfrentarão, problemas associados ao excesso de peso, cada vez mais precocemente, o que certamente impactará sobre o desenvolvimento de diabetes, pressão alta e na sobrevida desta parcela da população”, completa.

“A obesidade gera uma pressão enorme sobre o sistema de saúde e, portanto, aumento dos custos a longo prazo. Então, é importante que os governos entendam isso para focar em estratégias de prevenção e  e tratamento que podem ter um custo inicial, mas podem também salvar muito no futuro se forem bem sucedidos” afirma Bruno Halpern, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe