Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta – dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp – de usar dados de brasileiros para treinar o sistema de inteligência artificial.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) determinou a suspensão da nova política de privacidade da Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp. A decisão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, vinculada ao Ministério da Justiça, já foi publicada no Diário Oficial.

As diretrizes da empresa, que entraram em vigor no dia 16 de junho, passaram a liberar o uso de informações pessoais dos usuários para alimentar o sistema de inteligência artificial produzido pela companhia de Mark Zuckerberg.

Segundo a ANPD, somente o Facebook possui 102 milhões de usuários brasileiros registrados. A mudança da política atinge todos eles e também as pessoas que utilizam o Instagram e o Messenger fornecidos pela Meta. O WhatsApp, principal meio de troca de mensagens hoje no país, não está sujeito às novas regras da empresa.

A medida da ANPD foi tomada em caráter preventivo. Depois de ser notificada, a Meta terá cinco dias úteis para se defender perante a autarquia. Em caso de descumprimento, a empresa poderá pagar multa diária de até 50 mil reais.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe