Meta contra a pólio não é atingida

Balanço do Ministério da Saúde, divulgado esta semana, indica que 6,4 milhões crianças foram imunizadas durante a 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite, que iniciou no dia 15 deste mês. Isso quer dizer que apenas um pouco mais da metade  do universo de 12 milhões de crianças recebeu a vacina. A expectativa é vacinar, pelo menos, 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, o que representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões.

O Ministério da Saúde avisa que não  há expectativa de prorrogação da campanha,e que portanto é essencial que pais e responsáveis levem as crianças nos postos de vacinação até a próxima segunda-feira (31). O objetivo da campanha, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, é manter o país livre da pólio, uma vez que o último caso da doença foi registrado em 1989.

Embora em 1994, o Brasil tenha recebido da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem, alguns países da África e Ásia ainda apresentam casos da doença, sendo essencial manter a população vacinada, para garantir que a paralisia permaneça erradicada no Brasil.

A.V

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.