PORTAL SAÚDE NO AR

Menopausa – Qual o momento para usar a reposição hormonal ?

A médica ginecologista e especialista em menopausa, climatério, longevidade e modulação hormonal, Dra Beatriz Tupinambá, explica causas e porquês da necessidade e benefícios de iniciar a terapia com hormônios o quanto antes.

Menopausa: Conheça o “Momento Ouro” para iniciar a terapia de reposição hormonal

Ginecologista especialista em menopausa e modulação hormonal fala sobre momento ideal para o uso de hormônios

 

Em média, a partir dos 45 anos de idade a mulher começa a notar várias mudanças físicas e emocionais na sua rotina, e apesar de ser um processo natural do corpo feminino, muitas não sabem do que se trata ou como proceder quando esse momento finalmente chega.

A médica ginecologista e especialista em menopausa, climatério, longevidade e modulação hormonal, Dra Beatriz Tupinambá, explica causas e porquês da necessidade e benefícios de iniciar a terapia com hormônios o quanto antes.

“Muitas mulheres esperam chegar à menopausa para pensar em reposição hormonal, mas essa estratégia não é recomendada. O ‘Momento Ouro’ para iniciar a reposição hormonal é na transição menopausal, também conhecida como climatério. É no período que primeiras mudanças corporais e hormonais começam a ocorrer que a mulher deve procurar um especialista.”

Para Dra. Beatriz, iniciar a reposição hormonal de forma preventiva, traz inúmeros benefícios a longo prazo. Quanto mais cedo se inicia o tratamento, menor a chance de desenvolver doenças graves como infarto e Alzheimer, e, além disso, administrar corretamente hormônios, garante um envelhecimento com mais qualidade de vida.

Se a reposição hormonal for iniciada  tardiamente, após 10 anos do início da menopausa, por exemplo, os receptores hormonais nas células podem já não estar ativos. Isso significa que o hormônio não terá o efeito desejado, reduzindo os benefícios da terapia.

“O ´Momento Ouro’ é crucial porque garante que os hormônios tenham os receptores necessários para funcionar.Nesse momento as chances de eficácia são maximizadas e uma vida saudável e ativa é visível.” Finaliza a médica.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe