Nesta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Salvador lançou o programa Salvador Solar, para incentivar a produção ; bem como o consumo de energia solar fotovoltaica. De acordo com o prefeito durante anuncio, o objetivo do projeto é trazer inovação e sustentabilidade, com oportunidades de emprego; além de reduzir o valor da conta de luz.
Dessa forma, a iniciativa, pretende aumentar em 50% a geração da energia solar até 2024. “O consumo da energia limpa traz um benefício direto para o cidadão, ainda mais em um momento como esse, de crise econômica, pós pandemia. Sem falar no benefício para o clima” disse.
O projeto terá apresentação na COP-26. Assim, a população em geral e pequenos comércios possam usar a nova tecnologia. Por esse motivo a prefeitura liberou através do site GeoSolar; mapeamento para verificar se o imóvel tem capacidade e potencial para produzir energia solar.
Além disso, o prefeito anuncio que está em andamento projeto para transferir as energias dos prédios públicos municipais para energia solar. Desde o ano de 2019 o IPTU Amarelo incentiva proprietários de casas e condomínios a implantarem o sistema de geração.