Com a declaração de estado de pandemia para a Covid-19, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o isolamento social foi implementado como forma de conter a disseminação do vírus. A baixa atividade humana dos últimos meses gerou uma série de consequências mas alguns impactos para o meio ambiente, foram positivos.
O Conselho Central de Controle de Poluição da Índia (CPCB) verificou uma mudança significativa na qualidade do ar, que melhorou cerca de 33% entre os dias 16 e 27 de março. O país, com aproximadamente 1,4 bilhão de habitantes, segue a política de quarentena desde o dia 22 de março.
Imagens de satélite mostram que a pandemia do coronavírus está temporariamente diminuindo níveis de poluição do ar ao redor do mundo. Especialistas apontam a quarentena como o evento de maior escala já registrado em termos de redução de emissões industriais.
A Agência Espacial Europeia (ESA) detectou ainda uma redução de dióxido de nitrogênio (NO2), composto químico que contribui para a poluição atmosférica e para a chuva ácida. O NO2 é resultado de emissões de carros e outros processos industriais, podendo, entre outras coisas, causar problemas respiratórios.
Canais de Venza também estão mais limpos e cristalinos, estado que não atingia há 60 anos (Imagem: Gerhard Gellinger/Pixabay)
Essas mudanças ambientais, no entanto, podem ser temporária, de curto prazo, e em qualquer garantia de durabilidade. O que espera-se é que esse aprendizado nestes tempo de pandemia sirvam como alerta para a necessidade de rever entre outras coisas as atuais formas de relação de consumo e desenvolvimento.
Um pouco mais de consciência ambiental e práticas de cuidado com o planeta trariam benefícios para a atual e as futuras gerações.
O assunto foi tema do Programa Excelsior Saúde desta sexta-feira (05.06), Dia Mundial do Meio Ambiente. A entrevista será com a Dra em Saúde e pesquisadora da Fiocruz- Ba, Nelzair Vianna questionou o que podemos aprender neste momento de pandemia, para um melhor cuidado com o meio ambiente.
Ouça a entrevista:
O Excelsior Saúde acontece das 9 às 10h com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou player.maxcast.com.br/portalsaudenoar0.
Ouça também pelos aplicativos: Rede Excelsior e Rádio Saúde no Ar.
Participação com perguntas e comentários pelo telefone/estúdio (71) – 3328-7666 ou whats app (71) 996813998.