A gestão das emoções que sentimos de acordo com situações do dia a dia podem causar consequências que nos ajudam ou prejudicam diante de uma adversidade.
O medo é uma dessas emoções primordiais que temos e que influencia as atitudes de quem a sente.Quando uma pessoa sente um medo extremo de alguma coisa ela pode paralisar ou até mesmo entrar em pânico como é o caso das pessoas que temem falar em público por exemplo.
Se esta for posta contra uma plateia ela pode perder a fala, desmaiar ou até alguma sequela mais grave como um ataque. O medo com um grau de intensidade menor pode não chegar a uma consequência tão grave mas pode se transformar em ansiedade, um dos problemas que vem crescendo ao longo dos anos devido ao fato de muitas pessoas criarem expectativas de alguma coisa não conseguir e se frustrar achando que não é bom o suficiente e criando medo de tentar novamente.
Já a vergonha outra emoção importante, se uma pessoa a tiver em um grau elevado pode se prejudicar pois poderá se sentir inferior e se culpará por tudo ainda que a culpa não seja dela outra situação que a vergonha pode causar é a sensação de que ela é tola em determinadas situações. Para evitar que esses sentimentos tomem conta, a pessoa de se conhecer, pois só assim poderá controlar os sentimentos negativos e extrair o que o melhor destes.
O assunto foi tema do quadro Saúde Coorporativa com a Coach e criadora do Projeto “O mapa da Mina”, Joanna Darck.
Ouça o comentário na íntegra
Foto: Internet/Joanna
Redação Saúde no ar