PORTAL SAÚDE NO AR

Meditação pode tornar as pessoas mais criativas

A cientista Lorenza Colzato, da Universidade de Leiden (Bélgica), afirma que novos experimentos mostraram que a meditação tem um efeito imediato sobre o comportamento da pessoa, mesmo em pessoas que nunca meditaram antes. Mas, parece que diferentes técnicas de meditação têm efeitos diferentes, sobretudo quando o assunto é dar mais maleabilidade ao meditador.

Há dois tipos fundamentais de meditação, que nos afetam de forma diferente,” explica Lorenza Colzato, cuja equipe já havia demonstrado que a meditação certa pode tornar você mais criativo.

“A meditação guiada aberta, que envolve estar receptivo a qualquer pensamento e sensação, e a meditação da atenção focada, que envolve prestar atenção em um determinado pensamento ou objeto,” detalha a pesquisadora, que fez o estudo juntamente com sua colega Iliana Samara.
Elas compararam as diferenças entre essas duas técnicas com a ajuda de 36 voluntários que nunca haviam feito meditação antes. Metade das pessoas praticou a meditação guiada aberta, enquanto a outra metade praticou a meditação da atenção focada. Ambas as práticas foram feitas em uma seção de 20 minutos.

Depois de meditar, os participantes realizavam uma tarefa em que precisavam se ajustar continuamente a uma situação mutável e discriminar informações irrelevantes de informações relevantes, tudo o mais rapidamente possível.

Em comparação com os participantes que realizaram a meditação aberta, aquelas que realizaram a meditação focada foram significativamente melhores na adaptação, ajustando seu comportamento de momento a momento.

“Mesmo que preliminar, estes resultados fornecem a primeira evidência de que a meditação afeta instantaneamente o comportamento, e que este impacto não requer prática. Assim, nossos resultados lançam uma nova luz interessante sobre a meditação” afirmaram as pesquisadoras .Afinal, a meditação já foi chamada de “o melhor remédio do mundo” – e em alguns lugares começa a ser tratada como ciência.

Fonte:Diário da Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.