Celebrando três anos de existência, o programa de meditação ‘Por um Mundo de Paz – PUMP’ escolheu o Palácio da Aclamação (Campo Grande) para a edição comemorativa que acontece na próxima quinta-feira (17), das 16 às 17h. O evento, aberto ao público, traz o tema ‘Segurança: um elo com a fonte perene de energia e força’ em homenagem ao Dia dos Pais.
“O espaço é propício para a atividade, pois além de contemplarem o pôr-do-sol, os participantes poderão apreciar os jardins e esculturas de arte que compõem o entorno”, declara Maria Auxiliadora Sampaio Silva, coordenadora do PUMP, da Organização Brahma Kumaris. É recomendado levar, opcionalmente, cangas, esteiras e tapetes.
O PUMP busca proporcionar momentos de relaxamento, concentração e contemplação visando a experiência de autorrealização que é um estágio do silêncio interior, através do contato com a prática da meditação Raja Yoga. Esta prática de meditação, adotada pela Brahma Kumaris, pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar e em qualquer momento no nosso cotidiano.
O PUMP é realizado em espaços abertos, praças e museus ao longo da Avenida Sete e Baía de Todos os Santos, sempre na terceira quinta-feira do mês. O próximo local a receber a atividade será o Passeio Público, previsto para o dia 21 de setembro.
A Brahma Kumaris é um movimento mundial, sem fins lucrativos, dedicado à transformação pessoal e à renovação do mundo. Fundada na Índia em 1937, difundiu-se por mais de 110 países em todos os continentes, tendo um amplo impacto em muitos setores como uma ONG internacional. Seu verdadeiro compromisso é ajudar as pessoas a transformarem sua perspectiva espiritual em relação ao mundo, apoiando a cultura de uma profunda consciência coletiva de paz e dignidade individual de cada ser.
Esta atividade faz parte do projeto de dinamização de espaços do IPAC. O Palácio da Aclamação, solar oitocentista, vem sendo sede de variados eventos com propostas artísticas e culturais neste ano, dentre eles a abertura da 15ª Semana Nacional de Museus com o lançamento da programação do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP), o III Festival de Ilustração e Literatura Expandido, a ‘Feira Pedra Papel Tesouro’, a solenidade de doação do acervo de Roberto Santos (ex-governador da Bahia), além de ensaios fotográficos ou gravação de vídeos.
O Palácio da Aclamação integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Texto: Jornalista Ana Paula Nobre (DRT-BA 3638)
Fotos: Divulgação
Redação Saúde no Ar