Médicos se mobilizam por crianças desaparecidas

Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina de dezenove estados do país, entre os quais a Bahia, participarão na segunda-feira, dia 25 de maio, do Dia Internacional da Criança Desaparecida, através de mobilizações para chamar a atenção dos médicos e da sociedade para o problema. A pedido do CFM, o tema será abordado também em audiência pública no Senado Federal no dia 26 e além do presidente da autarquia, Carlos Vital, foram convidadas para o debate as presidentes da ONG Mães da Sé, Ivanise Esperidião,e do Movimento Humanos de Direitos (Mhud), a atriz Camila Pitanga.

No dia 25, grupos de conselheiros visitarão hospitais na data a fim de estimular colegas e outros profissionais da saúde a colaborarem na identificação dessas crianças, além de orientar pacientes a evitar o problema.

Por ano, estima-se que 50 mil crianças sumam no país e cerca de 250 mil casos ainda não foram solucionados. No mundo esse número chega a 25 milhões. “Os Conselhos enaltecem o grave situação que afeta a sociedade brasileira, notadamente a parcela mais carente. Queremos pedir aos médicos para que fiquem atentos, principalmente os da área de Pediatria, pois é cada vez maior o número de casos”, alertou o presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.
O assunto também será tema de audiência pública no Senado Federal na terça-feira, dia 26, às 9h, no Plenário nº 2, por sugestão do CFM.
O integrante da Comissão de Ações Sociais, Ricardo Paiva, ressalta a importância da participação de médicos e sociedade no debate. “Precisamos urgentemente de uma política pública permanente que nos permita avançar e unir toda a Nação para esse grande enfrentamento. No Senado Federal a realização de Audiências Públicas é um dos principais instrumentos de contato com a sociedade, o que faz com que as decisões dos senadores estejam mais alinhadas com a perspectiva da sociedade”.

Na Bahia, estão confirmadas visitas a 12 hospitais:

Salvador – Hospital Geral do Estado, Hospital Geral Roberto Santos e Hospital Martagão Gesteira;

Barreiras- Hospital do Oeste;

Itabuna – Santa Casa de Misericórdia e Hospital Manoel Novaes;

Feira de Santana – Hospital da Criança e Hospital Cleriston Andrade;

Vitória da Conquista – Santa Casa de Misericórdia, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital Esaú Matos e Hospital Geral .

Fonte: CFM

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.