A Medicina de Família e Comunidade chegou no Brasil na década de 70, ganhou a data de 05 de dezembro para homenagear esses profissionais de Saúde, instituída durante a fundação da Sociedade Brasileira associada a profissão em 1981. No período ainda era conhecida como Medicina Geral Comunitária.
Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), esses profissionais são responsáveis que atuam em postos e outros serviços de Atenção Primária em Saúde, incluindo a Estratégia da Saúde da Família (ESF), realizando atendimento médico geral, integral a famílias e comunidades.
A principal característica desses profissionais é o atendimento integral, independente da idade, sexo ou problemas de saúde. O acompanhamento é realizado durante todos os períodos da vida do paciente.
Nesta quinta-feira, 05/12, a data foi lembrada durante o Programa Saúde no Ar com transmissão das 09 às 10h, pelas Rádios Excelsior AM 840 e Web Saúde no ar, Patrícia Tosta, entrevistou Rita Carvalho, Doutora em Medicina e Saúde Humana, sobre a importância do Médico da Família e Comunidade.
Veja entrevista completa:
Por: Joice M Araujo