Notícias

Medicamento da AstraZeneca neutraliza subvariantes da Ômicron

Nesta segunda- feira (21), a AstraZeneca informou que seu coquetel à base de anticorpos para prevenir e tratar a covid-19 mantém atividade neutralizante contra subvariantes da variante Ômicron do novo coronavírus; incluindo a BA.2 altamente contagiosa.

Dessa forma, esses são os primeiros dados que analisam o impacto do tratamento Evusheld; da AstraZeneca, em “primas” da variante Ômicron, após recente aumento global de casos. A farmacêutica anglo-sueca disse, em dezembro, que outro estudo de laboratório mostrou que o Evusheld mantinha atividade neutralizante contra a Ômicron.

Dados de estudo mais recente, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos (EUA); mostraram que a terapia reduziu a quantidade de vírus detectada em amostras – carga viral – de todas as subvariantes da Ômicron testadas em pulmões de ratos, afirmou a AstraZeneca. Contudo, o estudo ainda precisa passar por revisão.

O Evusheld passou por testes contra as subvariantes BA.1, BA.1.1 e BA.2 da Ômicron. Além disso, segundo a farmacêutica, o medicamento demostrou no estudo limitação da inflamação nos pulmões – sintoma crítico em infecções graves por covid-19.

“As conclusões apoiam ainda mais o Evusheld como opção potencialmente importante para ajudar a proteger pacientes vulneráveis; como os imunocomprometidos, que podem enfrentar resultados ruins se forem infectados pelo novo coronavírus”; disse John Perez, chefe de desenvolvimento, vacinas e terapias imunológicas da farmacêutica.

Assim, nos testes, o Evusheld reduziu em 77% o risco de desenvolver covid-19 sintomática, afirmou o regulador de medicamentos do Reino Unido na semana passada, depois de aprovar a terapia para prevenir infecções em adultos com baixa resposta imune.

 

Fonte: Reutrs

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

3 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

6 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

13 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

14 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

15 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

15 horas ago