MEC oficializa adesão a exame internacional que avalia conhecimentos

O Ministério da Educação (MEC) oficializou, a adesão ao Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMMS, sigla em inglês); o exame terá aplicação para estudantes do 4º e do 8º ano.

De acordo com o ministro Victor Godoy, além de possibilitar uma visão a respeito da situação da educação brasileira; o exame ajudará o país a recuperar aprendizagens perdidas durante a pandemia.

Assim, ao aderir ao TIMMS, o Brasil se junta a outros 60 países que também aplicam a avaliação nas áreas de matemática e ciências. “Naquela máxima de não gerimos o que não medimos, temos feito importantes avanços para colocar o Brasil nas grandes avaliações internacionais”, disse o ministro durante a cerimônia de adesão ao exame.

“Participaremos desta 8ª edição ano que vem, para avaliar e compreender melhor a educação do Brasil e [para vermos] como nos posicionamos em relação aos demais países. Não só avaliaremos o percurso acadêmico e profissional [dos estudantes], mas o próprio desenvolvimento sociocognitivo”, disse.

O exame ocorrerá em ciclos de quatro anos, o que possibilitará uma base de comparação sobre a evolução alcançada pelos estudantes ao longo dessa trajetória.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.