O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira (17/06), no Diário Oficial da União, uma autorização para que as aulas a distancia em universidades federais de ensino superior, devem ser realizadas até o dia 31 de dezembro. A decisão é para evitar o contato pessoal entre alunos e professores para reduzir os casos de Covid 19. Na mesma publicação, as aulas práticas de laboratórios e estágios serão flexibilizadas. podendo ser feitas a distancia, com exceção dos cursos de saúde.
Esta já é a terceira vez que o prazo é prorrogado. Porém, desta vez, a autorização para aulas online é estendida até o fim de 2020.
As instituições de ensino terão autonomia para definir o currículo de substituição das aulas presenciais, a disponibilização de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realização de atividades durante o período e também podem suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo, mas elas deverão ser “integralmente repostas” quando for seguro voltar ao ensino presencial.
Com a nova portaria, as instituições de ensino superior podem efetivar seus planos pedagógicos com o ensino híbrido e implantar inovações educacionais e tecnológicas.