Durante evento em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, apresentaram os resultados de um levantamento inédito chamado Alfabetiza Brasil.
De acordo com os resultados da pesquisa apenas 4 em cada 10 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental estão alfabetizadas no país em 2021. Essa porcentagem é inferior à registrada em 2019, quando mais de 6 em cada 10 crianças eram consideradas alfabetizadas.
O Inep consultou professores e especialistas para definir o que seria considerado “alfabetizado”. Os critérios incluíram a capacidade de ler pequenos textos, localizar informações. Bem como, fazer inferências em tirinhas e histórias em quadrinhos, e escrever textos com erros ortográficos para comunicação básica.
A analise tem o objetivos compreender as características de um aluno alfabetizado, estabelecer critérios de avaliação e fornecer subsídios para políticas educacionais de alfabetização.
Esses resultados destacam a necessidade urgente de ações para melhorar a qualidade da educação no Brasil. Veja vídeo de apresentação.