Portal Saúde no Ar

 

Maternidade Tsylla Balbino faz 56 anos de serviços prestados às mulheres

A Maternidade Tsylla Balbino (MTB) completou domingo (15 de março) 56 anos de funcionamento com uma média de 900 atendimentos e 300 partos por mês, serviços prestados às mulheres de Salvador e de outros municípios da Bahia. Primeira unidade no estado e a segunda em todo o país a implantar o Método Canguru – alternativa ao cuidado neonatal convencional para bebês que nascem prematuros; é chamado de posição canguru porque consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, ligeiramente vestido, na posição vertical, contra o peito do pai ou da mãe- a maternidade é referência na rede estadual para assistência obstétrica.

O hospital foi fundado em março de 1959, pelo então governador Antônio Balbino, e recebeu o nome da então primeira dama do estado, estando localizada na Baixa de Quintas. De acordo com a diretora da unidade, Rita Calfa Gramacho, na MTB 70% dos partos realizados na maternidade são normais, ocorrendo em posição vertical (procedimento recomendado pelo Ministério da Saúde), e as enfermeiras obstetras atuam em parceria com os profissionais médicos. “A maternidade apresenta um baixo índice de infecção e mais de 98% das mulheres tem acompanhante de sua livre escolha”, acrescenta a diretora. 

Na Tsylla Balbino as mulheres dispõem de serviço de pré-natal completo, composto de consultas com médico obstetra, enfermeiro, nutricionista e assistente social. “A equipe de fisioterapia também realiza um trabalho diferenciado na MTB, com um projeto voltado para a preparação do parto”, esclarece Rita Gramacho acrescentando que psicologia e odontologia preventiva para gestantes também fazem parte do atendimento às pacientes.

Ultrassonografia, Planejamento Familiar, Grupo de Gestantes, Atendimento Especial a gestantes adolescentes e assistência às pacientes para tratamento de miomas e endometriose são serviços oferecidos pela maternidade. Recentemente foram implantados o Programa de Atenção à Mulher em Situação de Violência e o Núcleo de Segurança do Paciente. Para os recém-nascidos, a maternidade realiza triagem neonatal oferecendo os testes do olhinho, orelhinha e pezinho com uma equipe especializada.

Fonte: Sesab

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.