Notícias

Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto recebe selo de acreditação ONA

A Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto agora é certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com a homologação da acreditação, a unidade custeada pelo Governo do Estado da Bahia e sob a administração compartilhada do IGH; Instituto de Gestão e Humanização, entrou para grupo das seis maternidades ligadas ao SUS – Sistema Único de Saúde no país com o selo de qualidade.

Dessa forma, a certificação representa mais qualidade na assistência à saúde prestada à população baiana; com maior segurança para os pacientes e profissionais, bem como padronização dos fluxos e protocolos do serviço, garantindo acolhimento eficaz e adequado.

A Maternidade possui 282 leitos e presta atendimentos de emergência, acolhimento ambulatorial,  acompanhamento dos recém-nascidos (RN) egressos da UTI e UCI Neonatal;  bem como terceira etapa do projeto Canguru.

A certificação acontece após,  cerca de um ano a unidade ter iniciado um amplo processo de implementação e adequação de fluxos para assegurar o alto nível de atendimento. Assim, os equipamentos passaram por rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional, práticas de segurança, capacidade de controle (informações passadas para os pacientes e acompanhantes) e qualidade no atendimento. O certificado, reconhecido em todo país, é chancelado pela Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua) e confirma o grau de excelência da série de itens avaliados na unidade.

De acordo com Daniela Matos, diretora médica da maternidade, “A certificação ONA 1 é o reconhecimento de todo trabalho desenvolvido pelas equipes da Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto. Revela também que com o empenho de todos conseguimos ofertar para os pacientes do SUS uma assistência com nível de qualidade semelhante às principais unidades de saúde do país. É uma conquista dos colaboradores, da gestão, mas principalmente dos pacientes que são acolhidos em nossa unidade”.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Criada a carteira nacional de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Nesta quarta- feira, o presidene Lula assinou um decreto que cria o Sistema Nacional de…

21 minutos ago

Servidores do INSS estão em greve

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve nesta terça-feira (16)…

4 horas ago

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

9 horas ago

Ludopatia – O vício nos jogos de azar

O vício em jogos de azar é uma doença classificada pela Organização Mundial da Saúde…

9 horas ago

Prontuários de pacientes poderão ser acessados online pelos profissionais de Saúde

O aplicativo Meu SUS Digital, do Ministério da Saúde, vai permitir que profissionais da saúde…

9 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

21 horas ago