Mastigar gelo pode causar danos

Muitas pessoas tem o hábito de mastigar gelo, seja como uma medida para aliviar o calor, principalmente no período do verão, ou por uma pequena obsessão com o nome de pagofagia. Esse desejo compulsivo em mastigar água que está no estado físico sólido pode ser indício de déficit de ferro ou vitamina B12 no organismo.

Notícias relacionadas:

Câncer de boca oculto

Saúde da Voz em questão

Intencionalmente ou não, é fato que mastigar gelo pode causar danos aos dentes. Os cubos duros e rígidos desgastam o esmalte dos dentes, enfraquecendo-os durante a mastigação. Também leva as trincas e fraturas dentais. Em casos graves de pagofagia, quando as pessoas comem gelo durante todo o dia, pode até existir o risco de desnutrição.

Para evitar complicações futuras, parece óbvio, mas evitar mastigar gelo é uma forma simples de diminuir o risco de que lesões dentais se desenvolvam. Se for difícil deixar o hábito durante o calor, deixar o gelo derreter na boca é uma alternativa. Porém, se existir um empecilho real, o dentista precisa ser informado para que o profissional indique o melhor tratamento.

Desejos específicos, como a pagofagia, geralmente estão associados com anemia ferropriva. Como citado na introdução, é um indício que a quantidade de ferro no organismo é insuficiente. O corpo precisa do mineral para formar a hemoglobina, uma substância presente nas células vermelhas do sangue que possibilita o transporte de oxigênio.

Esse tipo de anemia é comum. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 20% a 30% da população adulta mundial tem deficiência de ferro. Frequentemente, o problema é corrigido com suplementação.

Redação Saúde no Ar*

(M.M)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.