Março Amarelo reforça importância da conscientização sobre a Endometriose

Entre as campanhas que acontecem no mês de março, o “Março Amarelo”, é voltada à conscientização a respeito da endometriose, doença que atinge aproximadamente 10% das mulheres em idade fértil; de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); a doença possui múltiplas etiologias mas acontece principalmente devido a implantação em outros órgãos do endométrio, tecido que recobre a parte interna do útero e descama na menstruação.Segundo o ginecologista e ex-presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia da Bahia (Sogiba), Dr. Carlos Lino, a condição costuma ser comum entre as mulheres jovens em período fértil e pode se manifestar inclusive logo após a primeira menstruação.Além disso, o especialista informa que os principais sintomas da condição estão relacionados principalmente ao período menstrual como as cólicas menstruais intensas. Pode-se observar ainda a dispareunia (dor durante a relação sexual); o aparecimento de dores pélvicas crônicas e acíclicas, dores para urinar ou evacuar, náuseas e vômitos devido à dor intensa.Em muitos casos, as mulheres podem sofrer com a infertilidade ou apresentar dificuldade para engravidar. Dessa forma, o diagnóstico realizado pelo ginecologista a partir da análise do quadro clínico do exame físico e a realização de exames de imagem adequados (ultrassonografia ou ressonância magnética com preparo intestinal realizado por profissionais capacitados).  

De acordo com o especialista “Em casos mais graves e/ou sem resposta adequada ao tratamento medicamentoso, a intervenção cirúrgica se faz necessária. O procedimento pode ser feito preferencialmente por especialistas e de forma minimamente invasiva, a partir de técnicas de vídeo, laparoscopia ou cirurgia robótica”, ressalta Dr. Carlos Lino.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.