Na última sexta-feira (19), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento de quatro lotes de feijão das marcas Da Mamãe e Sanes. De acordo com a pasta, os produtos são impróprios para consumo.
Entre os lotes afetados estão: lote 51 do feijão cores e lote 06 do feijão preto, ambos da marca Da Mamãe; e os lotes 030423 e 080323 do feijão preto da marca Sanes. O ministério afirma que os produtos apresentam um percentual de grãos mofados e ardidos acima de 15%. Indicando má qualidade e representa risco à saúde dos consumidores.
“Esses grãos podem conter micotoxinas prejudiciais ao organismo, causando intoxicações alimentares e reações alérgicas”. Explicou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso, em comunicado.
De acordo com a pasta, a descoberta dos lotes de feijão aconteceu em operação que resultou na apreensão de mais de 150 toneladas de feijão no estado do Rio de Janeiro. Análise laboratoriais indicaram que os alimentos não atendem aos padrões de qualidade e segurança exigidos para o consumo humano pelo Mapa.
Os feijões impróprios para consumo foram encontrados no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Dessa forma, o ministério recomenda que os consumidores observem as embalagens dos produtos antes da compra. Caso identifiquemos lotes impróprios para consumo, denunciem no telefone (61) 3218-2089 ou por meio dos canais de atendimento dos órgãos de defesa do consumidor.
Nota Sanes Brasil
A Sanes Brasil tem ciência da determinação do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e estamos tomando providências para recolhimento dos lotes 080323 e 030423 dos locais de exposição à venda, de forma a cumprir com todas as exigências.
A SANES tem 23 anos de mercado, sempre zelou pela qualidade de seus produtos e coloca-se a disposição para maiores esclarecimentos, caso necessário.